Epifania Comunicação Integrada

Análise de Mercado

O mercado é o ambiente no qual a empresa está inserida e que contém seus concorrentes. Segundo o modelo de Michael Porter, existem cinco Forças que determinam a dinâmica de um mercado: ameaça de novos entrantes, poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos clientes, ameaça de produtos substitutos e a rivalidade entre os concorrentes.

Um mercado também pode ser classificado de acordo com o comprador. Assim, tem-se o mercado consumidor (B2C), o mercado empresarial (B2B) e o mercado governamental (B2G). Cada um desses mercados tem sua própria dinâmica das cinco Forças e particularidades.

Análise de Mercado

Uma empresa que deseja obter sucesso dentro de um mercado deve perseguir a diferenciação, ou seja, ser diferente (para melhor) das demais. Ainda segundo Porter, as Estratégias de Diferenciação giram em torno de três conceitos:

Liderança em diferenciação: a empresa se concentra em oferecer produtos (ou serviços) exclusivos e inovadores, não oferecidos por seus concorrentes. Essa diferenciação pode ser relacionar com design, qualidade, tecnologia etc. Geralmente, a empresa que adota essa estratégia cobra um preço acima do mercado.

Foco em diferenciação: a empresa se concentra em atender às necessidades específicas de um segmento específico, oferecendo produtos para atender esse público. A empresa busca ser percebida como a melhor opção para esse segmento, independente de mercados mais amplos.

Liderança em custo: a empresa busca ser a líder no mercado oferecendo produtos a preços mais baixos do que seus concorrentes, mas comprometer a qualidade. Para isso, a empresa deve adotar práticas como otimização de processos, redução de custos e economias de escala.

Toda a complexidade das Forças de Porter, das Estratégias de Diferenciação e dos Tipos de Mercado deve ser estudada para compreender a realidade de cada empresa unicamente. Para isso, a Epifania Comunicação Integrada tem à disposição algumas ferramentas:

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Análise SWOT

A sigla SWOT é um acrônimo para Strengths (Pontos Fortes), Weaknesses (Pontos Fracos), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). É uma ferramenta de Análise de Mercado utilizada por empresas e organizações para avaliar a posição da empresa em relação ao mercado, identificando pontos fortes e fracos internamente e oportunidades e ameaças no ambiente externo.

Após a identificação de cada elemento, a empresa começa a desenvolver uma estratégia de negócios para capitalizar pontos fortes, minimizar pontos fracos, aproveitar oportunidades e minimizar ameaças. A Análise SWOT é uma ferramenta simples, mas poderosa, que pode ser usada por empresas de todos os tamanhos e em todos os setores para informar suas decisões de negócios.

Para realizar essa análise do mercado, é necessário identificar os concorrentes e analisar seus produtos (ou serviços) em relação a características, benefícios, preços, qualidade, design, marca etc. Também é importante entender como eles se comunicam, que canais de venda e distribuição utilizam e, principalmente, como atendem as necessidades dos clientes. Em seguida, é preciso olhar para dentro, identificar forças e fraquezas. Não é a hora de apontar os dedos, achar culpados, mas de ter uma visão realista da capacidade interna.

É importante salientar que a Análise de Mercado deve ser contínua, pois as condições do mercado e as ações dos concorrentes podem mudar rapidamente. Portanto, é importante monitorar constantemente seus concorrentes e ajustar sua estratégia conforme necessário.

Planejamento Estratégico

Com base na Análise SWOT é possível desenvolver o Planejamento Estratégico de uma empresa, os objetivos e metas em médio e longo prazos e as formas como essas conquistas serão perseguidas. Também é possível definir (ou atualizar) a missão (o porquê de a empresa existir), a visão (como ela quer ser enxergada no mercado) e os valores (princípios fundamentais que guiam ações e decisões de funcionários e liderança).

Os objetivos e metas devem ser desdobrados para cada setor da empresa, que deve criar um plano de ação com as etapas, prazos, responsabilidades e recursos necessários para executar a estratégia. Por sua vez, essas ações são acompanhadas por indicadores, que podem ser considerados estratégicos para a empresa (Key Process Indicators, ou KPIs), medições da qualidade do produto oferecido (Indicadores de Outcome) ou medições dos processos internos (Indicadores Upstream).

Atualmente, uma metodologia bastante utilizada para a definição de objetivos e metas, que está alinhada ao Pensamento Ágil, é a Objectives and Key Results (OKRs). Ela tem se mostrado eficaz para garantir a clareza de objetivos, a motivação dos funcionários, a melhoria contínua e o crescimento organizacional.