Processos
Um processo é um conjunto de atividades realizadas para transformar inputs (insumos) em outputs (produtos ou serviços). É uma série de etapas sequenciais e interdependentes que envolvem desde a obtenção de matérias-primas até a entrega do produto final, fazendo a transformação com agregação de valor.
Cada processo é único, podendo envolver diferentes tipos de equipamentos, tecnologias, pessoas e recursos. A abordagem por processos permite que uma empresa crie padrões repetíveis de trabalho e, com isso, possa realizar sua melhoria contínua.
Por sua vez, processos de marketing são atividades usados por uma empresa para promover seus produtos ou serviços. Eles podem incluir desde a pesquisa de mercado até o atendimento ao cliente. Esses processos são cruciais para o sucesso do marketing de uma empresa e devem ser gerenciados de forma estratégica e integrada para garantir o alcance dos objetivos de negócios.
Epifania Comunicação Integrada
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Melhoria Contínua
Melhoria contínua é uma abordagem sistemática e incremental para melhorar constantemente processos, produtos ou serviços de uma organização. É uma prática contínua de identificação de oportunidades de aprimoramento, avaliação, planejamento e implementação de ações para melhorar o desempenho de uma empresa.
O método mais comum de Melhoria Contínua é o ciclo PDCA, criado por Walter Shewhart na década de 1920 e aprimorado (e consagrado) por William Edwards Deming na década de 1950. É a sistematização de uma filosofia japonesa conhecida como Kaizen, cuja tradução é, simplesmente, melhoria contínua. O nome PDCA significa Plan-Do-Check-Act, ou seja:
- Planejar (Plan): definir o objetivo da melhoria, identificar oportunidades de melhoria e estabelece um plano de ação;
- Fazer (Do): implementar as ações definidas no plano de ação. Isso pode incluir a realização de treinamentos, a atualização de processos e implementação de tecnologias;
- Verificar (Check): avaliar os resultados obtidos após a implementação das ações, o que abrange análise de dados, comparação com as metas estabelecidas e avaliação do desempenho dos processos;
- Agir (Act): agir com base nos resultados obtidos na etapa Verificar. Se os resultados foram satisfatórios, a equipe deve consolidar as mudanças implementadas e dar continuidade ao processo. Caso contrário, a equipe deve identificar as causas das falhas e estabelecer um novo plano de ação, começando um novo ciclo.
A metodologia é importante porque permite à empresa trabalhar de forma sistemática e constante para melhorar a qualidade dos produtos, reduzir custos, aumentar a eficiência e a eficácia dos processos e, finalmente, aumentar a satisfação dos clientes.
Processos de Marketing da Epifania CI
A Epifania Comunicação Integrada tem a melhoria contínua como um dos valores de sua filosofia. Por isso, prezamos pelo aprimoramento dos processos de trabalho junto aos clientes, bem como constante adaptação quanto à evolução tecnológica. Os resultados de nosso trabalho são demonstrados de forma transparente, com dados acompanhados em dashboards e com reuniões mensais de análise crítica.